POP ou IMAP?

Além do webmail, existem duas formas (ou protocolos) que pode utilizar para acessar seus e-mails. Trata-se dos protocolos IMAP e POP.

Estes são os protocolos que permitem que o seu cliente de e-mail (Outlook, Thunderbird, Mail.app etc.) faça a ligação com o servidor de e-mail para baixar (descarregar) as suas mensagens para consulta no computador ou no seu dispositivo móvel.

POP (Post Office Protocol)

POP3 permite que você baixe cópias das suas mensagens de e-mail para o seu computador pessoal. As alterações feitas não são visíveis para outros usuários ou computadores que acessam a conta de e-mail – já que você está fazendo mudanças para cópias locais. Consequentemente, as mensagens enviadas, movidas ou excluídas de um computador usando o POP só podem ser vistas em pastas do computador local.

As cópias das mensagens de e-mail ficam inalteradas no servidor, mas é muito fácil configurar a exclusão automática dessas cópias do servidor sempre que você baixar os e-mails ou agendar essa exclusão para períodos determinados.

POP é recomendado para:

  • Os usuários que preferem manter um backup de todas as suas mensagens
  • Os usuários que têm pouco tempo para estar on-line, mas precisa ler e-mails
  • Os usuários que precisam arquivar cópias permanentes de seus e-mails

IMAP (Internet Message Access Protocol)

MAP permite que você leia e-mails como eles aparecem no servidor de hospedagem. Todas as mensagens e as alterações feitas (apagar, responder, encaminhar, mover) são visualizadas por qualquer outra pessoa que inicia a sessão no webmail ou IMAP. Dependendo da configuração do programa, as mensagens podem ser guardadas temporariamente para visualização offline.

IMAP é recomendado para:

  • Os usuários que se conectam a contas de e-mail a partir de vários computadores
  • Os usuários com aparelhos móveis com acesso à internet, como smartphones ou tablets
  • Vários usuários que precisam acessar a mesma conta de e-mail
  • Os utilizadores que pretendam ter sempre suas mensagens, incluindo mensagens enviadas e pastas de mensagens, guardadas no servidor

Acessando o e-mail: Cliente de e-mail vs. Webmail

Programas de e-mail

Um cliente de e-mail pode ser iniciado a partir do seu ambiente de trabalho e fornecendo um acesso rápido a todos os seus e-mails. Eles também têm ferramentas avançadas e características que o webmail não oferece.

Embora o acesso ao e-mail através de um cliente de e-mail seja rápida, pode ser menos segura do que o acesso via webmail, principalmente se você autorizar o programa a lembrar de sua senha.

Há muitos programas para escolher, incluindo o programa padrão do sistema operacional do seu computador como, por exemplo:

  • Microsoft Windows inclui o Outlook ou Windows Mail
  • Apple inclui Mail
  • Há também programas de terceiros, como o Mozilla Thunderbird

Webmail

O webmail é muitas vezes preferido devido à facilidade de uso e o fato de que ele pode ser acessado de qualquer computador através de um navegador web. Além disso, tem as mesmas vantagens do IMAP.

No entanto, o webmail depende de um navegador (por exemplo, Firefox, IE, Opera, Chrome, Safari etc.) – que pode levar algum tempo para carregar. Além disso, o webmail, muitas vezes exibe uma visão limitada da caixa de entrada, permitindo ao usuário visualizar apenas uma mensagem de e-mail de cada vez.

Conclusão

  • IMAP é perfeito para vários usuários que precisam acessar a mesma conta de e-mail ou um usuário que precisa acessar seus e-mails de vários locais.
  • POP3 é perfeito para baixar rapidamente e-mails e lê-los off-line ou em movimento (embora você precise estar on-line para responder aos e-mails). POP3 também é uma ótima maneira de salvar cópias de seus e-mails em seu computador pessoal.
  • Webmail é perfeito para todos, mas depende de um navegador que as vezes pode ser mais lento e mais pesado do que um cliente de e-mail.
  • SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) refere-se ao correio de saída, não de entrada – tanto POP e IMAP contas utilizam o SMTP para enviar e-mails.

Contato via site
Olá! Podemos ajudar?