Criando Campanhas de Aniversário

Uma forma interessante de se manter próximo da sua base é estabelecendo contatos com eles em momentos importantes. Por exemplo, no dia do aniversário. Por isto, você pode criar e utilizar facilmente campanhas automáticas de aniversário, para manter sua presença junto a eles. Criar este tipo de campanha é bem simples e, uma vez criada, ela funcionará automaticamente, enviando uma mensagem para cada aniversariante do dia. Neste artigo, vamos ver:

  • Como criar campanhas de aniversário
  • Como incluir informações de aniversário
  • Como desativá-las
  • Boas práticas
  • Criando uma Campanha de Aniversário

Para criar uma nova campanha de aniversário, acesse a página Mensagens e clique em Nova Mensagem. Selecione a lista para a qual que enviar esses emails de aniversário, preencha os campos que quer que suas mensagens de aniversário tenham (Nome do Remetente, Email para Resposta, Assunto) e, na etapa Mais Opções, clique em +Criar Campanha para associar a mensagem à campanha de aniversário e fazer com que ela seja enviada automaticamente.

mailee-birthdaycampaign

 

Preencha o nome da campanha e clique em Criar Campanha para salvá-la. Você verá que a campanha já estará identificada:

mailee-birthdaycampaigncheck

 

Confira os dados e se, estiver ok, clique em Salvar e Continuar

Após isto, o processo de criação da mensagem é exatamente igual ao de qualquer outra mensagem. Você edita o conteúdo do envio, depois confere as informações, realiza um teste e, então, agenda o horário de envio.

Lembre-se, você precisará realizar todo este processo apenas uma vez. Depois de agendar o envio, ele será realizado automaticamente todos os dias em que houver, nas listas selecionados, contatos com aniversário registrado, para os contatos em questão.

Após agendar o envio, ele será realizado a partir do dia seguinte, no horário que você estipulou. Por exemplo, vamos supor que hoje seja terça-feira, 11 horas da manhã, e você esteja agendando a sua campanha de aniversário para as 15 horas. Ela será enviada pela primeira vez apenas às 15 horas de quarta-feira. Isto acontece pois o sistema precisa agendar o envio inicial à meia-noite. Por isto, ele acaba sendo enviado apenas no dia seguinte. Mas após isto, os disparos acontecem normalmente, no horário estipulado.

Incluindo dados de aniversário

Para que os envios de aniversário funcionem da forma correta, é necessário que a data de aniversário de cada contato esteja preenchida. Se não, o sistema não saberá quando enviar a mensagem. Existem duas formas de incluir isto.

Manualmente – Útil caso você tenha poucos contatos que ainda não possuem data de aniversário registrada, ou caso tenha acabado de adicionar um contato manualmente. É só acessar página Contatos, digitar o nome do contato desejado, clicar nele e, depois, escolher a opção Editar.

Durante a importação – Esta é a maneira mais usual de incluir dados de aniversário. Durante a importação dos contatos, em uma planilha .xls, .xls, .ods, insira no arquivo uma coluna com o título Aniversário, ou Birthday. Esta coluna deve conter a data de aniversário de cada contato.

Para a importação funcionar corretamente, durante a configuração das colunas, você deve associar a coluna de aniversário com com o campo existente “Aniversário”, como na imagem.

mailee-assigncolumn

O E-Mail Marketing aceita dois tipos diferentes de sintaxe para as datas de aniversário na importação. Você pode usar qualquer um dos dois nas planilhas: 1982-31-07 e 20/12/1982.

Se você já possui uma grande base de contatos cadastrada na lista do E-Mail Marketing e deseja apenas incluir a data de aniversário de cada um deles, não se preocupe. É só importá-los novamente no sistema. As informações serão sobre-escritas, e a data de aniversário será adicionada ao contato já existente.

Mais de uma campanha de aniversário

Você pode ter mais de uma campanha de aniversário ativa na sua conta. Isto é bom caso você tenha listas diferentes com públicos diferentes, ou para os quais você presta serviços diferentes, por exemplo. Assim, você pode usar um template diferente em cada campanha, de forma adequada à sua estratégia e objetivo.

Da mesma forma, usar segmentos também é uma boa tática para ajudar a direcionar seus envios. É só criar duas campanhas de aniversário, e atrelar cada uma a um segmento de uma lista, usando templates e identidade em geral diferenciados.

Criar uma ou mais campanhas adicionais de aniversário é simples. O processo é exatamente igual ao inicial: crie a campanha, escolha as listas e marque a opção de Campanha de Aniversário

Ao criar uma campanha adicional de aniversário, tome cuidado com as listas a serem escolhidas. Vamos supor que sua conta já possua uma campanha de aniversário cadastrada, atrelada à lista A. Você então cria mais uma, direcionada para a lista B. Se existirem contatos repetidos entre estas duas listas, eles vão receber a mensagem de aniversário duas vezes, uma relativa a cada disparo. Como isto é prejudicial para a relação com o contato, quando uma campanha de aniversário adicional tiver contatos duplicados com relação a outra já existente, será exibido um aviso na interface. Você deve buscar estes contatos e mantê-los em apenas uma lista, ou criar uma nova lista sem contatos duplicados.

Desativando uma campanha de aniversário

A campanha de aniversário permanecerá rodando enquanto você quiser (ou tiver créditos, se estiver trabalhando com essa modalidade. Caso você não queira mais que a campanha seja disparada, você pode desativá-la, o que é muito simples. Acesse a página Mensagens, clique na aba Campanhas e localize a campanha em questão. Mude a chave da Campanha para pará-la (se estiver verde, está ativa, se estiver cinza, não está);

mailee-stopcampaign

 

Se quiser reativá-la novamente, é só mudar a chave novamente.

Boas Práticas

É necessário ter em mente algumas boas práticas para empregar neste tipo de campanha, de modo a maximizar seu potencial. Veja alguns pontos.

Utilize informações personalizadas

Nome

Esta é uma mensagem enviada em um dia especial para o seu contato, e que, na cabeça dele, apenas ele estará recebendo. É legal alimentar isto. Então, invista na personalização para deixar a comunicação ainda mais próxima.

Assim, é interessante utilizar principalmente o nome dos contatos nas mensagens. Fazer isto é muito simples, é só inserir o elemento de nome em qualquer lugar do corpo da mensagem ou linha de assunto, e ele será substituído automaticamente. Lembre-se de que para isto é necessário que você tenha o nome dos contatos cadastrado na list de E-Mail Marketing.

Data

Outra informação útil de ser colocada é a data, justamente para marcar a importância do dia em questão. Também existe uma forma automática de incluir a data atual automaticamente na sua mensagem.

Basta incluir o seguinte elemento: <span class=“auto date”></span>.

Outros

Além do nome, existem outras informações customizadas que podem ser incluidas na mensagem. Pense em todas as informações que você guarda no seu sistema sobre as características dos seus contatos. O que diferencia um do outro? Preferências, compras anteriores… Se você conseguir traduzir isto na mensagem, de forma a mostrar que você conhece uma característica importante do seu contato, sem parecer invasivo, vá em frente.

Templates

A mensagem de aniversário é especial, então invista em um template diferente do que você utiliza normalmente nos seus envios regulares. Isto não significa que você deve ignorar a sua identidade visual, ou investir em algo completamente diferente. Lembre-se, seu logo, remetente e suas cores devem estar sempre visíveis, para associar sua marca. Mas é interessante investir em um visual levemente diferente, para demonstrar que é um envio especial. Lembre-se também de dar destaque para o nome do contato.

E por que não oferecer um pequeno presente a ele? Pode ser um brinde, ou 5% de desconto em qualquer compra. É apenas uma mensagem para destacar que você não esqueceu dele.