Como fazer a migração de meu site não cPanel?

Neste artigo, mostraremos um exemplo de como realizar a migração de seu site e banco de dados.

Muitos provedores disponibilizam a questão de gerar um backup dos arquivos para você, caso não tenha facilidade em lidar com arquivos e pastas, mover, compactar ou alterar outras questões o mais recomendado a ser feito é solicitar para que o suporte técnico do provedor forneça um backup dos arquivos e bancos de dados da conta.

  1.  Solicite um backup dos arquivos do site e banco de dados para sua antiga hospedagem.
  2.  Com o backup armazenado em seu computador devermos enviar o mesmo para a hospedagem, para isso iremos utilizar o FTP.
  3. Com a conexão via FTP feita será necessário que envie os arquivos de seu site para a pasta chamada “public_html” que se encontra nesta hospedagem.
  4. Agora vamos criar o banco de dados caso o seu site necessite de um. 
  5. Para realizar a restauração no banco de dados iremos utilizar uma ferramenta da hospedagem chamada PhpMyAdmin.
  6. Agora temos um ponto muito importante a ser verificado, sites que utilizam banco de dados fazem a conexão através de algum arquivo do site, será necessário atualizar este arquivo informando nome do banco de dados, usuário e senha criados. Existem uma grande quantidade de sites e arquivos com os mais diferentes nomes que realizam esta conexão, neste caso não há como sabermos qual seria o arquivo de conexão que seu site utiliza, entretanto irei deixar abaixo o nome dos arquivos das aplicações mais utilizadas pelos sites na internet.
    • WordPress: wp-config.php 
    • Joomla: configuration.php
    • WHMCS: configuration.php
    • Magento: pasta_do_site/app/etc/local.xml
  7. Com estes passos feitos basta que altere os DNS de seu domínio conforme as informações passadas em seu e-mail de boas-vindas.

    OBS: No caso de sua hospedagem não utilizar cPanel infelizmente não é possível realizar a migração dos e-mails desta maneira por uma questão de compatibilidade.OBS 2: Você pode testar o seu site através do link temporário o qual é informado no e-mail de boas-vindas, entretanto em sites que utilizam wordpress,joomla,magento e etc a URLtemporária deverá ser configurada no banco de dados desta aplicação para que o acesso ocorre normalmente, sendo assim não recomendamos que realize esta alteração caso não seja um usuário avançado.  
Contato via site
Olá! Podemos ajudar?