Status de Contatos

Os contatos no sistema possuem um status. Este status dá informações sobre as ações do contato, e informa também se o contato poderá ou não receber mensagens. Este artigo apresenta o ciclo de vida dos contatos. Veremos:

  1. Quais os status dos contatos
  2. Quais as ações que modificam estes status
  3. Quais status estão habilitados para receber mensagens
  4. Visualizando os status dos contatos na lista

Status dos contatos

Ao acessar uma lista no sistema e clicar em Visão Geral, você poderá ver um gráfico com os status de contatos:

mailee-statuscontatos

Veja abaixo todos os status disponíveis e o que significam.

Em análise e SMTPCheck

Todo contato cadastrado por você no sistemainiciará no status Em análise. Estes contatos passarão inicialmente pelo filtro do sistema. Se aprovado, um contato será marcado como Desconhecido. Caso contrário, será marcado como Inválido. O status SMTPCheck significa que o filtro do sistema está analisando o domínio do contato, verificando se é um domínio válido e se pode receber mensagens.

O filtro do sistema constuma ser muito rápido, classificando os contatos em poucos minutos. Mas como há este tempo, a priori você pode enviar mensagens para os contatos neste status.

A partir desta análise, o contato pode ser:

Desconhecido

O contato foi cadastrado por você no sistema e foi aprovado no filtro, mas ainda não se tem informações para garantir a validade do email nem a existência do contato. Para ter estas informações é necessário realizar o primeiro envio para o contato.

Os contatos neste status podem receber mensagens.

Inválido

Este status significa que o contato foi considerado inválido pelo sistema. Isto pode acontecer por uma série de motivos:

  1. O contato não passou no filtro do sistema.
  2. O provedor do contato não existe ou não está corretamente configurado para receber emails.
  3. Uma mensagem foi enviada para o contato e o provedor deste retornou informando que este usuário não existe.
  4. Três mensagens consecutivas foram enviadas para o contato e o provedor deste retornou informando algum problema (ver Soft Bounce).

Os contatos neste status não receberão mensagens.

Após o primeiro envio, os contatos podem ser classificados como:

Válido

A última mensagem foi enviada com sucesso para o contato, mas o contato não interagiu com esta, nem houve retorno do servidor. Isto significa que não há problemas com o email em questão, mas que, ou o contato está ignorando as mensagens, ou está abrindo sem habilitar imagens, o que é comum.

Os contatos neste status podem receber mensagens.

Confirmado

Este status significa que ou o contato já interagiu com alguma mensagem sua e que nenhum retorno ou descadastro ocorreu ou que ele se cadastrou por um formulário na internet e validou seu email.

Os contatos neste status podem receber mensagens.

Aguardando

Este status significa que o contato se cadastrou por meio de um formulário online, mas que ainda não validou o seu email. Para confirmar a inscrição, este contato receberá um email com o link de validação, e deverá clicar neste. Uma vez validado, o contato irá para o status Desconhecido.

Os contatos neste status não receberão mensagens.

Convidado

Um contato com o status Convidado recebeu uma mensagem de email através do link de encaminhar para um amigo. Assim, você pode vê-lo na sua lista de contatos, mas para ser cadastrado nos seus envios ele deve clicar em um botão de cadastro incluido na sua mensagem.

Descadastrado

Este status significa que o contato solicitou o descadastro. O motivo do descadastro é apresentado na listagem de contatos descadastrados e também no relatório de descadastros de cada mensagem.

Ao se descadastrar o contato pode ter reportado SPAM ou não. No caso de tê-lo feito, ele é contabilizado em nossa base de monitoramento dos clientes.

Os contatos neste status não receberão mensagens.

Soft bounce

Este status significa que a última mensagem enviada para o contato retornou com algum erro temporário. Você poderá continuar enviando para este contato. Se ocorrerem três retornos consecutivos, o contato será marcado como Inválido.

Os erros mais comuns são:

  1. Problema no envio ao sair do nosso servidor. Provavelmente o email é inválido. Será enviado na próxima mensagem.
  2. Problema temporário na rede. Será enviado na próxima mensagem.
  3. Seu email foi rejeitado pelo servidor do cliente. Tente seguir as melhores práticas no próximo envio.
  4. O cliente está com sua caixa de email cheia.
  5. O servidor do cliente está indisponível no momento.
  6. Problema não catalogado (quando encontramos este status, nós analisamos a mensagem para catalogá-la novamente).

Bloqueado

Contatos com este status foram bloqueados pelo próprio sistema, pois foram utilizados em envios com alto número de denúncias de SPAM e/ou retornos. Todas as listas utilizadas nestes disparos são bloqueadas, e não podem ser utilizadas em envios futuros. Para desbloqueá-las, é necessário que você entre em contatos conosco, através do suporte@ribeiraonet.me, para esclarecer qual é a origem e a sua relação com estes contatos, e como eles autorizaram o recebimento das mensagens.

 

Serão bloqueados aqueles contatos utilizados em envios que tiveram acima de 20% de retornos ou de 0,1% de denúncias de SPAM.

Fluxo

Abaixo, um fluxo simplificado das possíveis trocas de status:

mailee-fluxocontato